07 junho 2007

Caminhos da Ilha

O mangue é uma fonte de sustento e renda para muitos moradores e moradoras da Ilha de Deus, situada em contato direto com o segundo maior manguezal urbano do mundo. Pescadores e pescadoras retiram desse ecossistema, que é dos mais produtivos do planeta, exemplares de crustáceos e os colocam à venda no varejo ou no atacado. Porém, não é raro quando um caranguejeiro, por exemplo, ao buscar por aratus, siris e uçás, acaba também encontrando garrafas plásticas, potes de margarina ou mesmo pneus, objetos que em nada combinam com a natureza do local. Tal poluição que se instala no manguezal é, principalmente, trazida às raízes da vegetação do mangue pelo movimento do rio ou pela força d’água junto com as chuvas.

Até há pouco tempo, a área correspondia ao primeiro maior manguezal urbano do planeta: foi em parte desmatado e, por isso, perdeu seu posto para o manguezal de São Luís, no Maranhão. No que diz respeito ao combate à poluição, bem como em relação às iniciativas para o replantio da vegetação desmatada, a preservação do mangue local é uma das preocupações assumidas pela Ação Comunitária Caranguejo Uçá. Dessa forma, a consciência ambiental é enfatizada pelo grupo através da organização de um passeio que têm como público alvo os visitantes da Ilha: a caminhada Caminhos da Ilha. Veja o folder:






Design do folder: Java Araújo.

Para participar da caminhada, os grupos interessados devem agendar o passeio pelos telefones (81) 8862.2062 ou (81) 3428.3012, ou por e-mail: caranguejouca@gmail.com.

Nenhum comentário: