03 julho 2009

Martírio da Saúde 2009





Os médicos da rede municipal de saúde de Caruaru decidiram intensificar o movimento por melhores condições de trabalho, programa de educação continuada, contratação de novos profissionais, reajuste salarial, entre outras reivindicações. Uma nova paralisação por 48 horas de advertência será realizada os dias 01 e 02 de julho – quarta e quinta-feira. Sendo que, no dia 02/07, haverá um ato público, na Igreja da Conceição - Marco Zero de Caruaru, a partir das 9 horas. Na ocasião, o grupo Trilha, iniciativa do Movimento Caranguejo Uçá, da Ilha de Deus/Recife, vai encenar a peça o “Martírio na Saúde” que retrata o sofrimento dos usuários do Sistema Ùnico de Saúde (SUS).

ESCLARECIMENTO

O objetivo do trabalho é esclarecer à população - através do teatro de rua - sobre a real situação do sistema público de saúde estadual. “Nós vamos retratar a realidade dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que penam – do sertão à capital – para conseguir atendimento e tratamento”, explica o diretor e ator da peça, Edson Fly. Em seguida será realizada uma assembleia geral da categoria.

“As negociações com a Secretaria de Saúde de Caruaru não chegaram ainda ao final”, comentou o diretor do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), José Tenório. Ele confirmou que as entidades médicas – Cremepe e Simepe – vão realizar fiscalização conjunta nas unidades de saúde e avaliar as condições de trabalho e de atendimento à população.

SUPERLOTAÇÃO E SOBRECARGA

De acordo com Tenório, os atendimentos em plantões de 24 horas chegam em média a 250 pacientes, a maioria das equipes do PSFs está sem médicos. “ As policlínicas enfrentam superlotação de pacientes e sobrecarga nos atendimentos. Os profissionais estão trabalhando estressados, com uma demanda acima do normal”, assinalou o representante do Simepe que continua aguardando acordo conforme Termo de Compromisso proposto à Secretaria de Saúde.

Contatos: José Tenório – 9973.3216
Marcos Bezerra – 9632.3232

Assessoria de Imprensa do Simepe
Chico Carlos e Natália Gadelha

Nenhum comentário: