Assim como os movimentos sociais o Centro social Urbano da Imbiribeira também sofreu uma grave decadência nos finais dos anos 80 e 90 chegando a quase ruínas nos anos 2000. Em Setembro de 2008 a Ação comunitária caranguejo uçá propôs uma intervenção junto a o SPA (semana de artes visuais do Recife) uma instalação coletiva com diversos artistas da cidade para da visibilidade, interagir e refletir junto a comunidade a cerca desde equipamento comunitário, intervenção esta denominada Artes nas ruínas do Centro.
Em Setembro 2008 a SPA aconteceu com uma grande movimentação nas comunidades Vila da Imbiribeira e Ilha de Deus , nesse sentido a exposição coletiva de artistas locais e de outras realidades legitimou o evento no centro social e lhe deu uma maior visibilidade , uma vez que o mesmo estava "abandonado pelo gestor "governo do Estado" como também pelo mau uso por parte da comunidade.
Os artistas envolvidos na articulação foram Edson Fly, Bonny, Nuninho , Galo de Souza e Terezinha filha. Todos ligados a Rede de resistência solidaria e Caranguejo uçá.
É importante frisar que a parti desta iniciativa a atual gestão do Estado-PE SEDSDH , Petroquímica SUAPE e a comunidade da ILHA DE DEUS tiveram sensibilidade para discutir e investir na revitalização desse importante equipamento social em prol da Vila da Imbiribeira, Ilha de Deus e comunidades vizinhas.
Mais noticias no Jornal da Maré é? que será exibido no próximo dia 16 de Agosto 2013 na sua primeira edição.
().
Nenhum comentário:
Postar um comentário