Dentro do contexto apresentado, pensar uma ação social com jovens seria na verdade agir com responsabilidade e dignidade no aspecto horizontal da desconstrução e reconstrução de valores, de forma critica e construtiva, respeitando a liberdade do processo criativo, essencial na diversidade própria de reconstrução do ser, considerando as proporções de envolvimento processual com as temáticas que dão sustentação a estrutura social vigente, fonte de desigualdade e meio de alienação cultural.
O processo de aprendizado é essencialmente uma construção coletiva, onde educadores e educandos são parte integrante de uma dinâmica de descoberta que envolve as diversas formas de relacionar, seja na sua formatação histórica, a partir das relações de poder desenvolvidas ao longo das superposições de ideais, ou ainda na atual estrutura educacional, espaço de constante opressão ideológica, no que diz respeito à inviabilização do conhecimento para a grande maioria e fonte de questionamento.
A possibilidade de estabelecer um sentido digno e palpável na realidade dos jovens, remete à necessidade de construir novas fontes de acesso à descoberta do potencial inerente a todo ser humano, utilizando uma linguagem dinâmica, própria do meio, tão bem propagada pelo mestre em educação Paulo Freire e pouco executada nos estabelecimentos educacionais do nosso país.
Contudo, precisamos olhar para o espelho, ou seja, refletir nossas atitudes em nossa relação com nós mesmos, assim como com o mundo. Outrossim, refletir sobre os aspectos discriminatórios solidificados na condição cultural da humanidade, análise crucial dentro do desafio da paisagem exuberante difundida pelos artistas, poetas, fotógrafos, entre outros, porém pouco questionada na realidade da grande maioria dos jovens.
Diante desse desafio é preciso ações que envolvam e reflitam o jovem, seus processos discursivos e construtivos, solidificados ao longo da existência humana, linha constante de transformação, de forma ampla e envolvente para os atores desse universo, meta pessoal e condição essencial da minha permanência ativa na formação dos cidadãos e cidadãs.
Nessa perspectiva pensar e agir visa fixar parâmetros outros, com o intuito de movimentar a habilidade de socialização do ser humano, identificada já desde a fase gestacional, em consonância com a verdadeira face da história da humanidade, abrindo espaço para a percepção da riqueza da diversidade do ser humano. O passo seguinte seria ser e conviver...
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