17 março 2008

Movimento dos Pescadores do Estado de Pernambuco.



Visita aos pontos críticos: Bacia do Pina, Rio timbó, Rio Beberibe,
estação de tratamento de esgoto da compesa.




3 comentários:

Anônimo disse...

Caríssimos

Venho socializar e ao mesmo tempo, denunciar o fato que vem deixando muitos sem dormi e que vai deixa muitos sem pesca, faço um apelo para que juntemos forças para uma ação popular em defesa das águas que é um bem comum e nos prepara para enfrentar a revolução azul que estamos vivendo em nossas águas.


MANIFESTO DOS PESCADORES E MOVIMENTOS SOCIAIS INDIGNADOS COM PRIVATIZAÇÃO DE 160 HECTATES NO MAR

Pescadores artesanais e organizações sociais foram surpreendidos na reunião do CONAPE - Conselho Nacional de Pesca - com a informação de que uma área de 160 hectares localizada a cerca de 25 km da praia de Boa Viagem em Recife-PE foi privatizada pela SEAP. Trata-se de uma área utilizada efetivamente pelos pescadores artesanais que ali desenvolvem diversas modalidades de pesca. Esta área é de interesse da Empresa AQUALIDER que prevê a implantação de 48 tanques para criação de peixe beijupirá com capacidade inicial de produzir 8 mil toneladas voltadas para o mercado internacional.

Denunciamos esta armação organizada pela SEAP em conjunto com os empresários interessados em suprimir áreas utilizadas pela população, privatização das águas e impedir a participação dos trabalhadores, uma vez que:

Os editais para privatização foram realizados durante o período de carnaval, na calada da noite, como estratégia para dificultar o acompanhamento por parte da sociedade;

Não foram realizadas audiências públicas e nenhum tipo de consulta aos trabalhadores que efetivamente utilizam a área que foi privatizada;

Este tema de alta relevância nunca foi colocado em pauta no CONAPE para apreciação e debate dos conselheiros conotando o interesse de omitir as informações dos interessados.

A SEAP Abre-se, assim, um precedente perigoso para privatizar as áreas marinhas no litoral que historicamente são usadas pelas populações tradicionais pesqueiras. Revela desrespeito com as comunidades, impedindo a participação social. Por fim, revela o posicionamento da SEAP em defesa dos interesses do capital privado suprimindo direitos de uso de território das comunidades tradicionais.

Assim, exigimos a anulação deste processo e início de um diálogo com a sociedade organizada.


Pedimos que os grupos organizados da sociedade se manifestem contra esta grave violação aos direitos dos pescadores e divulguem este acontecimento junto às bases.

MONAPE - Movimento Nacional dos Pescadores

CNPA - Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores

ANP - Articulação Nacional das Mulheres Pescadoras

MPPA - Movimento dos Pescadores Profissionais Artesanais do RS

CPP - Conselho Pastoral dos Pescadores

MAB - Movimento dos Atingidos por Barragens

MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra

Rede Pescaater PE – Rede de Assistência técnica de extensão da pesca
artesanal e aqüicultura de base familiar.

Comunicações podem ser enviadas para:
Presidente Luis Inácio Lula da Silva
Gabinete Pessoal do Presidente da República

Telefone (s): (61) 3411.1200; (61) 3411.1201; Fax: (61) 3411.2222

Ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca
Altemir Gregolin

Esplanada dos Ministérios Bloco D, CEP: 70043-900 Brasília - DF

Telefone: 0xx (61) 3218-3838/ Fax: 0xx (61) 3224-5049
E-mail: comunicacao@ seap.gov. br; pesca@seap.gov. br
Ministério Público Federal / Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão
SAF Sul, Quadra 4, Conjunto C, Brasília-DF, Cep:70050-900
Tel: 61-3031-5100 pfdc@pgr.mpf. gov.br

Karlinha disse...

Os detalhes do projeto completo será apresentado nesta terça-feira, pelo ocenógrafo Santiago Hamilton, gerente da empresa.
Gente,
Fiquei sabendo dessa informação agora pela manhã e não consegui me articular para tentar ir .Se alguém soube ou foi , por favor, poste seu comentário aqui. Vamos socializar essas informações, fazer com que elas circularem.
karla

Anônimo disse...

Ninguém comentou com Karla!