05 maio 2008

PRIVATIZAÇÃO DAS AGUAS DE BOA VIAGEM

CAROS

Gostaria de informa a todos o que esta acontecendo na costa pernambucana especificamente em boa viagem, e é inaceitável o que estão fazendo com essa lei de privatização das águas sugiro uma nova barqueata em nome dos pescadores artesanais do nosso estado.

MANIFESTO DOS PESCADORES E MOVIMENTOS SOCIAIS INDIGNADOS COM PRIVATIZAÇÃO DE 160 HECTATES NO MAR.

Pescadores artesanais e organizações sociais foram surpreendidos na reunião do CONAPE - Conselho Nacional de Pesca - com a informação de que uma área de 160 hectares localizada a cerca de 25 km da praia de Boa Viagem em Recife-PE foi privatizada pela SEAP. Trata-se de uma área utilizada efetivamente pelos pescadores artesanais que ali desenvolvem diversas modalidades de pesca. Esta área é de interesse da Empresa AQUALIDER que prevê a implantação de 48 tanques para criação de peixe beijupirá com capacidade inicial de produzir 8 mil toneladas voltadas para o mercado internacional.

Denunciamos esta armação organizada pela SEAP em conjunto com os empresários interessados em suprimir áreas utilizadas pela população, privatização das águas e impedir a participação dos trabalhadores, uma vez que:

Os editais para privatização foram realizados durante o período de carnaval, na calada da noite, como estratégia para dificultar o acompanhamento por parte da sociedade;

Não foram realizadas audiências públicas e nenhum tipo de consulta aos trabalhadores que efetivamente utilizam a área que foi privatizada;

Este tema de alta relevância nunca foi colocado em pauta no CONAPE para apreciação e debate dos conselheiros conotando o interesse de omitir as informações dos interessados.


A SEAP Abre-se, assim, um precedente perigoso para privatizar as áreas marinhas no litoral que historicamente são usadas pelas populações tradicionais pesqueiras. Revela desrespeito com as comunidades, impedindo a participação social. Por fim, revela o posicionamento da SEAP em defesa dos interesses do capital privado suprimindo direitos de uso de território das comunidades tradicionais.

Assim, exigimos a anulação deste processo e início de um diálogo com a sociedade organizada.

Pedimos que os grupos organizados da sociedade se manifestem contra esta grave violação aos direitos dos pescadores e divulguem este acontecimento junto às bases.

MONAPE – Movimento Nacional dos Pescadores

CNPA – Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores

ANP – Articulação Nacional das Mulheres Pescadoras

MPPA – Movimento dos Pescadores Profissionais Artesanais do RS

CPP – Conselho Pastoral dos Pescadores

MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens

MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra

MOPEPE - Movimentos dos Pescadores do Estado de PE


Comunicações podem ser enviadas para:


Presidente Luis Inácio Lula da Silva

Gabinete Pessoal do Presidente da República

Telefone (s): (61) 3411.1200; (61) 3411.1201; Fax: (61) 3411.2222

Ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca

Altemir Gregolin

Esplanada dos Ministérios Bloco D, CEP: 70043-900 Brasília - DF
Telefone: 0xx (61) 3218-3838/ Fax: 0xx (61) 3224-5049

E-mail: comunicacao@ seap.gov. br; pesca@seap.gov. br

Ministério Público Federal / Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão
SAF Sul, Quadra 4, Conjunto C, Brasília-DF, Cep:70050-900

Tel: 61-3031-5100 pfdc@pgr.mpf. gov.br

Nenhum comentário: