13 outubro 2015

Qual o futuro do Parque dos Manguezais?


Buscando uma resposta para esta questão estiveram reunidos hoje representantes da Ação Comunitária Caranguejo Ucá, Conselho de Moradores da Imbiribeira, Resiste Santo Amaro, Direitos Urbanos,  SEPLAG e Mandato do Dep. Est. Edílson Silva.
O futuro da área se tornou ainda mais incerto após a contestação por parte da Marinha do Decreto da Prefeitura que insituia o Parque. Território ocupado e protegido historicamente por diversas comunidades formadas por uma população de mais de 60 mil pessoas,  área representativa do maior manguezal em área urbana do Brasil. Totalizando 412 hectares,  é centro de uma disputa que envolve diversos interesses.
As entidades presentes esperavam uma posição da gestão municipal sobre o caso, visto que a secretária de meio ambiente Cida Pedrosa havia provocado a reunião, mas não compareceu.
O encontro,  no entanto serviu para ampliar as articulações e identificar as formas de enfrentamento conjuntas das problemáticas vivenciadas no território, mas que refletem também a realidade de outras áreas, como a ZEIS Santo Amaro,  que vem sendo impactada por esse processo a partir das discussões sobre os rumos da Vila Naval.
A reunião se encerrou com um conjunto de encaminhamentos que pretendem fortalecer a mobilização da sociedade para debater a questão.

Nenhum comentário: