22 março 2019

Transformar Coletivamente os Espaços Comunitários



Quem pode mudar a paisagem do seu bairro ou de sua comunidade? Acreditamos que qualquer pessoa pode e deve ser agente transformador da sociedade. Diante disso, temos buscado construir coletivamente com jovens da Ilha de Deus, uma metodologia participativa de ação transformadora. Esse processo evidencia o protagonismo em potencial da juventude, onde inicia-se com um levantamento de espaços comunitários de uso comum, que encontravam-se ociosos, a eleição de qual espaço é prioritário e que tipo de intervenção deveria ser feita. No último sábado (16/03), os canteiros localizados na entrada da Ilha de Deus (rotatória), que encontravam-se com pouco ou quase nenhum uso deram espaço ao mutirão de plantio de flores e plantas ornamentais.


A Ação Comunitária Caranguejo Uçá acredita que o acesso a informação, a arte, as tecnologias e aos conhecimentos ancestrais são alicerces para uma formação cidadã e emancipatória, que valoriza sua identidade cultural e desperta os potenciais individuais e coletivos. Por isso, as atividades sempre vão trazer diferentes linguagens artísticas e da comunicação. Atividades em forma de mutirão são importantes por envolver a comunidade em prol de uma causa, a transformação de um espaço ocioso em área verde. Na ocasião, contamos com a colaboração de Brau que usou a parede da Estação Elevatória de Esgoto (que não funciona), como painel para sua arte.



À partir de ações como essa, esperamos que moradores e moradoras se sensibilizem e colaborem com o processo de cuidado e manutenção desse espaço, que é comunitário, e que novas ações envolvam cada vez mais, outros atores sociais.

Caranguejo Uçá é Arte & Solidariedade!

Nenhum comentário: