18 julho 2008

Pescadores: Compesa polui rios

Maurício Ferry


SECRETARIA anunciou medidas para atenuar problema
(DIEGO MENDES)
Preocupados com a falta de peixes provocada pela poluição nos rios da RMR, membros do Movimento dos Pescadores de Pernambuco (Mopepe) promoveram uma reunião, ontem, no auditório da Compesa, no Recife. No encontro, estavam presentes moradores de várias comunidades da RMR, que alegaram que grande parte do problema é provocado pela liberação de esgoto sem tratamento e dejetos industrias lançados nas águas fluviais.
Além da falta de peixe, os pescadores dizem que enfrentam problemas de saúde por causa da água poluída. Segundo o presidente da Associação dos Pescadores da Ilha do Jatobá, Manuel Vicente. “Eu mesmo estou doente. Fiquei assim depois que mergulhei no rio Timbó (em Abreu e Lima). Se não bastasse ficar sem trabalhar, temos que conviver com os riscos de entrar em contato com a água poluída. Estamos sem condições de tirar nosso sustento”, desabafou. De acordo com esse morador, a Compesa é a principal fonte de poluição do local. “Há 11 anos ela despeja grande quantidade de esgoto no rio. Mas, também, existem fábricas e indústrias fazendo crescer essa destruição”, explicou.
Para driblar o problema, o grupo apresentou diversas reivindicações, entre elas a despoluição e desassoreamento dos rios, fiscalização permanente das empresas e indústrias e inserção das famílias de pescadores nos projetos ambientais. “Queremos que a população possa fiscalizar as obras e os recursos públicos destinados a elas. Precisamos saber para onde toda a verba está sendo aplicada, isso porque sabemos que existe recurso, mas, na maioria das vezes, ele é mal empregado pelas autoridades competentes”, disse Bartolomeu José de Souza, morador da Ilha do Maruim, em Olinda.
Para tentar solucionar o problema, a consultora da Secretaria de Recursos Hídricos de Pernambuco, Margareth Alheiros, sugeriu algumas medidas. “A curto prazo vamos desobstruir alguns pontos do Rio Beberibe e fazer o tratamento das galerias entre a BR-101 e o estuário do rio, isso levando em conta o Beberibe. Já com relação ao Rio Timbó, pretendemos viabilizar recursos para a Compesa agilizar a Estação de Tratamento de Esgoto do Janga (ETE). A longo prazo, vamos captar recursos para fazer o tratamento de esgoto de vários municípios da Região Metropolitana do Recife, reduzindo, assim, a carga de poluição”, explicou.


Fonte: FOLHA DE PERNAMBUCO Grande Recife ( 18/07/2008)

Nenhum comentário: