06 dezembro 2008

Mutirão artístico é promovido

Por Daniel Leal


“Queremos reinventar, dar uma nova roupagem não só as músicas, mas a atitude das pessoas. Transformar os conceitos e integrar a consciência ecológica ao dia-a-dia das pessoas”. É com esse pensamento que um dos integrantes da Ação Comunitária Caranguejo Uçá, Edson Fly, juntamente com os demais integrantes do projeto e dos moradores da comunidade da Ilha de Deus, na Imbiribeira, Recife, promoveram ontem, um mutirão de grafitagem na localidade, colorindo um pouco mais as ruas e vielas do local. As atividades, inclusive, também terão prosseguimento, por todo o dia de hoje, quando será promovido um brechó - com feira de iguarias da comunidade local - petiscos marinhos, artesanato, mostra fotográfica e de vídeo, além de teatro e shows culturais.


Muitos jovens e adultos da Ilha passaram a aderir à grafitagem - até mesmo - como meio de vida. Galo Souza, 30 anos, é um exemplo para os jovens, já que deixou a pixação para se dedicar à arte. “Antes eu pixava, passei uns dez anos assim. Não era bom porque a gente tinha que ficar escondido e discriminado. No grafite você pode dialogar sua arte, mandar sua mensagem e ter reconhecimento”, falou Galo.


Para Fly, essas atividades também ajudam a dismistificar atitudes que, para ele, são artísticas. “Grafitar é a leitura do desejo de aprender e não apenas do vandalismo, como muitos interpretam. A idéia é fazer com que toda a comunidade se integre e participe”, diz.

Nenhum comentário: