28 maio 2010

Comunicação e Direitos Humanos em debate na UFPE!

Palestra organizada pelos alunos de Rádio e Tv da Universidade Federal de Pernambuco analisa a relação existente entre mídia e Direitos Humanos.


Alunos da disciplina Legislação e Ética do Radialismo, do curso de Comunicação Social, com habilitação em Rádio e Tv da UFPE, realizam no próximo dia 18 de junho, a Palestra Comunicação e Direitos Humanos. O evento terá início às 10h30 no Auditório 2 do Centro de Artes e Comunicação e a entrada é franca.

Estão confirmados, como palestrantes, o historiador Marcos Mondaini, Professor da Pós-graduação em Serviço Social da UFPE e pesquisador na área de Direitos Humanos; Ana Veloso, jornalista e integrante do coletivo Intervozes; e o jornalista Ivan Moraes Filho, do Centro de Cultura Luiz Freire.

Um dos objetivos da Palestra Comunicação e Direitos Humanos será discutir o papel da mídia e a influência dela na sociedade e a relação que se estabelece entre comunicação e a garantia dos direitos humanos. Discussões que se tornam cada vez mais necessárias em face aos acessos aos conteúdos transmitidos pelos veículos de comunicação, principalmente a televisão e o rádio, os mais presentes na vida dos brasileiros. “Sendo as concessões de rádio e televisão públicas esses veículos tem a obrigação de representar a pluralidade da sociedade brasileira com vistas a atender as demandas dessa sociedade”, comenta a Professora Ivanice Lima, do Departamento de Comunicação da UFPE e coordenadora do evento. A regulação desses conteúdos está diretamente relacionada à sociedade civil - consumidora do que se divulga nos veículos de comunicação - e ao debate sobre a legislação vigente na área.

As inscrições para a Palestra Comunicação e Direitos Humanos são gratuitas até o dia do evento e podem ser feitas pelo e-mail inscricoes.cdh@gmail.com As vagas são limitadas.

Sobre os palestrantes:

ANA VELOSO - Jornalista, professora da Universidade Católica de Pernambuco, representante do Coletivo Intervozes. Empreendedora social Ashoka. Integrante do Centro das Mulheres do Cabo.

IVAN MORAES - Jornalista formado pela Unicap em 1998, integrante do Centro de Cultura Luiz Freire, onde co-edita o blog Ombuds PE (www.ombudspe.org.br). Conselheiro do Movimento Nacional de Direitos Humanos. Apresentador e editor do programa Pé na Rua. Escritor de Kanimambo, um ano em Moçambique (relatos de viagem, 2007), Problema de Coluna (crônicas, 2003) e Quasamar (poemas, 2000), editor do blog Bodega (www.bodega.blog.br). Faz parte de várias articulações e redes que lutam pelo direito à comunicação no Brasil.

MARCO MONDAINI- Marco Mondaini é historiador, tendo feito seu pós-doutorado no Departamento de Teoria e História do Direito da Universidade de Florença/Itália. Atualmente, é professor dos Programas de Pós-Graduação em Serviço Social e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. É autor dos livros Direitos Humanos e Direitos Humanos no Brasil, publicados pela Editora Contexto numa parceria com a UNESCO.

Serviço:
Palestra Comunicação e Direitos Humanos.
Sexta-feira, 18 de junho, às 10h30
Auditório 2, Térreo do Centro de Artes e Comunicação da UFPE
Entrada franca.
Mais informações: www.comunicacaoedireitoshumanos.blogspot.com

Ritmo Comunicação.Nice Lima.Radialista. DRT-PE 2773.Assessora de imprensa na área cultural.(81) 8714 4414.www.twitter.com/ritmocom No orkut: ritmocomunicacao@gmail.com ritmocomunicacao.blogspot.com -- Nice Lima.Radialista DRT-PE 2773Assessora de ImprensaProfessora Universitária.msn: nicelima.com@gmail.comOrkut: nice_rtv@yahoo.com.brblogritmado.blogspot.com

Nenhum comentário: