17 julho 2015

Radio Boca da Ilha: Construindo Direitos



Na manhã desta quarta-feira 15/07/2015 o núcleo de comunicação Caranguejo Uçá deu início ao Programa Construindo Direitos. O programa é semanal e vai ao ar todas as quartas de 09:00 às 11:00 na Rádio Comunitária Boca da Ilha. Com o objetivo de debater sobre temáticas ligadas ao direito, em cada edição do programa, contaremos com convidad@s profissionais, militantes ou ativistas que atuam na área, além de representantes das instituições da Ilha de Deus.

Em sua estreia, o programa trouxe o debate sobre a Redução da Maior Idade Penal. Estiveram presentes: Ana Mirtes e Maria de Fátima (Poupança Comunitária – Ilha de Deus) e Léo Machado (FASE – Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional). Na ocasião, foram debatidos assuntos como: o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que essa semana completou 25 anos de criação; a FUNASE – Fundação de Atendimento Socioeducativo; Extermínio da população jovem negra; Programas Policialescos na Rádio e TV;

O debate contou com as opiniões d@s participantes que através de suas experiências em instituições de Assistência Social expuseram sobre a negação dos direitos estabelecidos pelo ECA, o cumprimento de medidas socioeducativas em unidades da FUNASE, a conjuntura sócio-econômica em que jovens se encontram antes de confrontarem a lei, o poder da mídia e a estigmatizacão das comunidades periféricas suburbanas, além de legisladores conservacionistas.






Nenhum comentário: