12 setembro 2016

ACORDA RAIMUNDA - JORNADA SAÚDE DA MULHER

A Ação Comunitária Caranguejo Uçá em parceria com a Poupança Comunitária realizaram no dia 30 de Agosto, o Encontro de Mulheres "Acorda Raimunda", intervenção que fez parte da Jornada Saúde da Mulher. 
O encontro aconteceu na sede do Caranguejo Uçá e contou com a participação de profissionais do SIS (Sistema Integrado de Saúde), Coletiva Feitio da Terra, CPP (Conselho Pastoral dos Pescadores), Associação de Mulheres do Cabo. O objetivo da intervenção foi proporcionar troca de saberes e experiências entre mulheres pescadoras da Ilha de Deus e mulheres de outras comunidades e de organizações sociais que desenvolvem trabalhos na área da saúde da mulher ou em comunidades pesqueiras.
Durante a manhã, houve uma exposição de fotografias produzidas por mulheres adolescentes da Ilha de Deus, resultante da oficina facilitada por Fran Silva (Coletiva Feitio da Terra), em seguida, as participantes tiveram uma vivência arte-terapêutica com a psicóloga e arte-terapeuta Simone Brito, onde foi produzido um painel que simboliza a força da mulher pescadora. Logo após, uma oficina sobre plantas medicinais ministrada pela médica Evani Araújo, na qual, as participantes obtiveram xaropes preparados durante a prática.
Pela tarde, Ornela Fortes e Severino Santos (Conselho Pastoral dos Pescadores) expuseram as recentes alterações feitas pelo poder executivo que retrocedem direitos trabalhistas nas comunidades pesqueiras, sobretudo para as mulheres pescadoras em todo o Brasil. Nesse momento, houve uma Roda de Diálogo sobre: o impacto dessas modificações, a falta de políticas para gestão pesqueira na cidade do Recife e a falta de políticas de educação nas comunidades pesqueiras.
O evento foi finalizado com um cine-debate com a exibição do curta "Acorda Raimundo, Acorda!", onde as participantes refletiram a condição da mulher na sociedade, a importância de se organizar para lutar pelos direitos e principalmente, ressaltaram a necessidade de se acolherem, e ter na organização em rede, o fortalecimento para combater a desigualdade.

Caranguejo Uçá é Arte & Solidariedade!
























































Nenhum comentário: