30 novembro 2016

Jornal da Maré - Combate a violência contra a mulher.




No dia 21/11/2016 foi realizada a gravação do Jornal da Maré no anfiteatro da Ação Comunitária Caranguejo Uçá, programa de auditório com apresentação de Edson Fly e Roger de Renor, que vai ao ar na TV Universitária em 2017. 

Essa edição do Jornal da Maré teve como tema: A violência contra as Mulheres e contou com a participação de  mulheres de diversas comunidades e organizações: Ediclea Silva do Grupo Espaço Mulher (Comunidade Passarinho), Elaine Maria Dias (Secretaria da Mulher de Pernambuco); Luiza Batista Pereira (Presidente do Sindicato das Domésticas de Pernambuco); Camila Fernandes (Meu Recife); Elaine Carvalho, Viviane Maya e Rochelle Borges (GAJOP) e representando o Coletivo Negros e Negras em Atividade - Jardim Paulista, Geize Cavalcanti e Diane Chagas.








O programa foi nomeado de Ciranda de Mulheres, em referência ao grupo de mulheres formado no Caranguejo Uçá desde Setembro de 2016, que surge da necessidade de fortalecimento, empoderamento e resgate do espírito de luta das mulheres da Comunidade Tradicional Pesqueira da Ilha de Deus. A Ciranda de Mulheres teve sua formação em meio às ações das Jornadas das Mulheres, construída coletivamente por mulheres da Ilha de Deus, de outras comunidades e de outras organizações. Os encontros da Ciranda vem acontecendo até agora e possibilitam um espaço de troca de saberes, organização política, fortalecimento, protagonismo e luta. 

O programa foi dividido em dois blocos, no primeiro foram problematizados questões sobre os diversos tipos de violência: de gênero, raça, sexual, doméstica, patrimonial, física, psicológica, moral, por falta de políticas públicas para as mulheres em suas necessidades e diversidades culturais e sociais. No segundo bloco foram debatidos possibilidades para o enfrentamento da violência contra as mulheres, sendo enfatizado a importância e necessidade das mulheres se unirem para o fortalecimento e enfrentamento da violência em seus diversos segmentos da sociedade. Foi evidenciado o termo "sororidade", que é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo em busca de alcançar objetivos em comum.

O programa teve como atração cultural o Grupo Votê! O que é isso? Composto que trouxeram no seu repertório músicas contextualizadas com o tema.     

























Rádio Boca da Ilha, a rádio que não tem papas na língua.

Caranguejo Uçá é Arte & Solidariedade!


Nenhum comentário: