15 outubro 2016

Festa das Crianças (Brincadeira é coisa séria!)




O desenvolvimento do ser humano tem sido comprometido e negligenciado pela mecanização dos sujeitos, subjugando potenciais e fragilizando identidades, à partir de quadrados estereotipados e limitantes. Na contra mão dessa perspectiva, a Ação Comunitária Caranguejo Uçá realizou hoje (15 de Outubro - Dia do Professor/Dia da Professora), uma festa para as crianças da Ilha de Deus, resgatando brincadeiras tradicionais: corrida de saco, corrida da colher, dança das cadeiras, dança da maçã, quebra panela, pintura de rosto. A intervenção também contou com a participação de palhaç@s, além da degustação de pipoca e algodão doce feitos na hora.

Resgatar o brincar, as brincadeiras tradicionais é sobretudo respeitar o direito de ser criança, na época em que se é de fato criança e do qual não se volta atrás. É por meio das brincadeiras que as crianças se desenvolvem emocionalmente, que são estimuladas à socialização com outras crianças (construção coletiva), aprendem valores e reproduzem ideias como: menino brinca de carro, menina brinca de boneca... Se prestarmos atenção às brincadeiras, vamos perceber que podemos por meio delas, abordar vários temas como: preconceitos, racismo, machismo, violência, respeito, solidariedade, educação ambiental, alimentação saudável, olhar crítico e coletivo, dentre outros.

Brincadeira é coisa séria! O documentário brasileiro Tarja Branca fala sobre a importância do brincar para crianças e adultos, para a sanidade mental, vale a pena conferir. Que tal trocar o Tarja Preta pelo Tarja Branca?
















































































Brincar é um ato político!

Caranguejo Uçá é Arte & Solidariedade!


Nenhum comentário: