03 junho 2017

MACHUCA - Espetáculo da Trupe Ensaia Aqui e Acolá na Ilha de Deus





O Brasil é o 5º país que mais mata mulheres no mundo. Pernambuco é o 10º estado que mais assassina mulheres no país. Recife é a 6º cidade que mais mata mulheres no estado. Estas são estáticas alarmantes que nos mostra a grande quantidade de mulheres que padecem e morrem principalmente no Brasil. Além da invisibilidade dos crimes de feminicídio contra as mulheres cis, os crimes de assassinato de mulheres trans são ainda mais negligenciados pela sociedade civil e pelo Estado. Estima-se que a cada 11 minutos, uma mulher é estuprada no Brasil."

O espetáculo "Machuca", da Trupe Ensaia Aqui e Acolá, dirigido por Ceronha Pontes, chega até a Comunidade Tradicional Pesqueira Ilha de Deus, onde é apresentado para um público de mulheres negras, jovens, adolescentes e crianças. Histórias reais de relacionamento conjugal abusivo, misoginia, racismo, estupro e outras formas de violência contra à mulher são trazidos à tona no espetáculo. Estes casos são vivenciados por mulheres em diferentes contextos, porém todas vítimas do machismo velado de cada dia. 





As atrizes Andrea Rosa, Iara Campos e Juliana Montenegro que fazem parte da Trupe Ensaia Aqui e Acolá, estiveram na Ilha de Deus mostrando no espetáculo/protesto as dores e amarras que aprisionam milhares de mulheres vítimas dessa sociedade patriarcal, machista e racista. "Machuca" também busca ressignificar valores dentro da sociedade patriarcal, ao exaltar nomes de mulheres, como: Adelina, Dandara, Clementina, Nise, Maria Felipa, Tereza de Bengela, Chiquinha Gonzaga, Carolina Maria de Jesus, entre outras, que com suas lutas revolucionárias, hoje são eternizadas na história do Brasil.


Não podemos mais nos calar diante desse quadro perverso que tem ocorrido , é preciso ampliar para todos os espaços a urgente necessidade de debater, agir e desenvolver mecanismos que atuem na desconstrução dessa sociedade patriarcal, nessa perspectiva o espetáculo Machuca vem unir forças, junto a Ciranda de Mulheres e ao Caranguejo Uçá,  no combate a violência e ao feminicídio.  A dor dialogada nas expressões do espetáculo fez emergir os sentimentos mais diversos, mas principalmente a certeza de que nossas dores não serão mais silenciadas e naturalizadas. Estamos juntas! Até que todas estejam livres. 



CARANGUEJO UÇÁ É ARTE & SOLIDARIEDADE!



































Nenhum comentário: