20 agosto 2007

BARQUEATA DENUNCIA POLUIÇÃO NOS RIOS

Do Jornal do Commercio

Publicado em 20/08/2007


Pescadores saem hoje de Brasília Teimosa e da Ilha de Deus em direção ao Palácio do Governo.

Mais de três mil pessoas são esperadas hoje, numa ação que tentará alertar à população recifense sobre a situação dos rios que cortam a capital pernambucana. A barqueata partirá de dois lugares distintos: da Ilha de Deus, na Imbiribeira, e de Brasília Teimosa, ambos localizados na Zona Sul da cidade.
A previsão de saída é às 8h, com chegada às 9h, no trecho do Rio Capibaribe que margeia o Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife. Lá, pescadores planejam entregar um manifesto ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
O movimento conta com a participação de dez comunidades de pescadores da Região Metropolitana do Recife (RMR), além de outros 20 grupos representantes da sociedade civil. De acordo com a organização da barqueata, cerca de 1.500 famílias, que dependem diretamente da pesca, sofrem com a poluição das principais vias fluviais da capital.
As principais reivindicações dos pescadores são um projeto de desassoreamento de alguns pontos e o ressarcimento monetário às famílias durante o período de procriação de algumas espécies. De acordo com um dos organizadores do projeto, Edson Cruz, a desova de muitos cardumes está sendo prejudicada pelo acúmulo de sedimentos no Rio Jordão e na Bacia do Pina, na Zona Sul. “Isso vem reduzindo bastante a atividade pesqueira na região”, comentou preocupado.
Sobre a segunda proposta, Edson Cruz lembra que já existe um plano do governo federal chamado defeso, que prevê a indenização dos pescadores de lagosta na época de procriação do crustáceo. “Queremos a extensão dessa compensação aos demais casos. Tem muita gente que vive apenas da cata do marisco, por exemplo”, justificou.
A organização destaca a poluição como o maior obstáculo a ser enfrentado para a recuperação do potencial pesqueiro do Recife. “Esperamos conseguir sensibilizar a população quanto a esse problema”, ressaltou Edson. “Não podemos engolir problemas como o aquecimento global sem tomar nenhuma atitude para salvar nossos rios, garantindo, assim, o sustendo de centenas de famílias”.
Planejada durante os últimos três meses, a barqueata espera ainda convencer o governo estadual a elaborar uma política de saneamento básico para a Região Metropolitana. O movimento denuncia que boa parte dos esgotos do Recife e municípios próximos é despejada nos cinco rios que cortam a região (Capibaribe, Beberibe, Tejipió, Jiquiá e Jordão).


Disponível em: http://jc.uol.com.br/jornal/2007/08/20/not_245616.php

Nenhum comentário: