27 agosto 2007

Reunião na Compesa

Por Magno Pino

Na chegada à Compesa, hoje pela manhã, para a reunião aberta à sociedade com os representantes do governo sobre a degradação dos nossos rios e manguezais, me deparei com dois pescadores barrados na entrada por não estarem vestidos de calças compridas. Após algum tempo de espera e protesto, estes foram liberados para entrar.
A reunião foi marcada por várias denuncias de pescadores de diversas regiões da zona metropolitana. A reivindicação priorizada foi a questão do saneamento básico. Segundo o governo estadual um plano está sendo estudado para a implementação de saneamento em todo o território de Pernambuco no prazo de 12 anos.
Outra grande reivindicação foi a dragagem urgente de alguns pontos específicos dos rios.Entre as nossas propostas estavam o aumento da fiscalização e regulação das indústrias que despejam aleatoriamente seus dejetos nos rios e um trabalho de educação ambiental para a sociedade, envolvendo oficinas de arte.
Aos representantes do governo foi entregue uma lista de prioridades, elaborada no último sábado, dia 25/08. Foi formada uma comissão com 17 pessoas, integrantes de movimentos sociais, instituições que trabalham com meio ambiente e pescadores de várias localidades. O governo se dispôs a ler as propostas e dar uma resposta na próxima reunião que ainda não tem data marcada.

Nenhum comentário: